sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

60 Minutes: Bernanke Ameaça Mundo com Mais Flexibilização Monetária no Próximo Domingo

Submetido por Tyler Durden
Zero Hedge


Postado por Marco Aurélio


Para quem quer saber a origem da informação vazada que jogou para cima o Dow Jones na última hora do pregão em NY nesta sexta-feira, 3 de dezembro, eis a resposta: alguém ficou sabendo de antemão sobre o conteúdo do 60 Minutes que vai ao ar neste próximo domingo, 5/12. No programa, Ben Shalom Bernanke promete infligir ao mundo mais flexibilização monetária (quantitative easing).

Da Reuters: 
Na sexta-feira 3/12, o euro atingiu o pico diário contra o dólar no final da tarde em Nova York após a publicação de uma nota no site da rede de TV CBS, informando que o presidente do Fed, Ben Bernanke, não descarta a compra de mais de USD 600 bilhões em títulos, numa continuação do seu programa de flexibilização quantitativa.
O comunicado da CBS sobre o teor da entrevista com Bernanke também explica por que o euro está de volta a USD 1,34. Alinha-se igualmente com as expectativas de Zero Hedge de que o par EURUSD só vai permanecer fraco enquanto o mercado acreditar que há muito mais QE a caminho. Mas quanto? No gráfico abaixo, veja a nossa previsão, que reafirmamos hoje, sobre a configuração do balanço do Fed num futuro próximo

E, sim, o salto de USD 7 no preço do ouro no final do dia pode ser multiplicado por dez ou vinte na segunda-feira, depois que o mundo perceber que a economia dos EUA está mais perdida do que nunca.


Claro que, se essa nova rodada de QE vier a ocorrer, podemos esperar que todos os outros bancos centrais percam a cabeça simultaneamente e embarquem em medidas semelhantes.


Um comentário:

  1. A nós que não fazemos a onda, só nos resta aprender a surfar nela.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir