quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

King World News: Por Que Bancos Suíços Estão se Recusando a Entregar Ouro e Prata Guardados sob Custódia?

Eric King
KingWorldNews.com

Postado por Marco Aurélio

Na terça-feira, 7 de dezembro, King World News deu a notícia, em entrevista com Jim Rickards, de que um cliente de um certo banco suíço não estava conseguindo retirar da custódia do banco um total de USD 40 milhões em ouro – e teve até que ameaçar o banco com processos e publicidade para conseguir o ouro. Essa história logo se disseminou pela Internet de forma viral.

Hoje KWN entrevistou James Turk, que vive em Londres. Pedi a ele que comentasse a situação. Turk respondeu citando outro exemplo:
Achei muito interessantes os comentários de Jim Rickards sobre a pessoa que teve dificuldades em retirar USD 40 milhões em ouro da custódia dos bancos suíços. Poderia contar algumas histórias de experiências semelhantes.
Turk continua:
Quero citar um caso que ainda está se desenrolando. A pessoa em questão colocou na custódia de um banco suíço vinte barras de prata de mil onças cada. Isso representa um valor corrente de mercado de pouco mais de USD 550.000. Então, não são só as operações de grande porte que estão sendo afetadas. As pequenas também estão sofrendo.

Na última vez que mandei um email para essa pessoa, há algumas semanas, ela ainda estava tentando retirar a prata que lhe pertence da guarda desse banco suíço. Esse caso vem se desenrolando há mais de dois meses. Para ser bem claro: estamos falando de apenas 20 mil onças de prata, uma quantidade relativamente pequena. Essa dificuldade em receber algo que lhe pertence pode parecer inconcebível para algumas pessoas, mas eu disse a essa pessoa, ainda em setembro deste ano, quando ela fez contato comigo pela primeira vez, que eu sabia de casos semelhantes.

Essa pessoa estava bastante confiante de que não teria problemas em receber sua prata, porque vinha pagando as taxas de custódia desde que comprou a prata no final de 1990. O banco suíço está insistindo para que ela aceite o acerto em dinheiro, mas a pessoa está exigindo a prata física. Essa prata deveria estar sentada no cofre do banco, em custódia, pronta para ser entregue assim que solicitada. Mas, como lhe disse antes, Eric, sei de outros casos como este.

Voltando à entrevista com Jim Rickards, ele deu alguns conselhos muito bons, com os quais concordo plenamente. Certifique-se de que seu ouro e prata estão guardados fora do sistema bancário.

Falando especificamente sobre o preço do ouro e da prata, Turk disse:
É importante que as pessoas concentrem nas grandes tendências e não se deixem distrair com a volatilidade de curto prazo no preço do ouro e da prata. A tendência de longo prazo para ambos os metais preciosos ainda é altista.
Eu me pergunto o que é que estará acontecendo com alguns desses bancos que, pelo menos em teoria, deveriam manter em custódia o ouro e a prata de seus clientes. Será que arrendaram os ativos a alguma outra entidade? Venderam os ativos, colocando um recibo de papel no lugar, enquanto continuam a cobrar taxas de custódia? King World News pode ter apenas arranhado a superfície do que pode vir a ser uma fraude dentro de alguns desses bancos.

Eric King
KingWorldNews.com
Para voltar ao blog clique aqui.

Um comentário:

  1. Bacana este artigo! Sou leitor do site opequenoinvesidor, e acabei conhecendo o seu site através dos blogs parceiros.
    tenho um site de educação financeira que é voltado para as classes C e D. www.emprestimo.org

    Convido você a fazer uma visita e deixar seus comentários.

    Um abraço,


    Guilherme

    ResponderExcluir