domingo, 5 de dezembro de 2010

Chineses Importam 5 Vezes Mais Ouro em 2010, Preço Pode Chegar a USD 1600 Até o Final do Ano

Eric King entrevista Ben Davies
KingWorldNews.com


Postado por Marco Aurélio

Com o ouro e a prata atingindo níveis recordes esta semana, King World News entrevistou Ben Davies, que vive em Londres. Quando perguntei sobre o movimento nos mercados de ouro e prata, Davies afirmou:
Estamos na iminência de ver um enorme short squeeze (aperto nas posições vendidas) no mercado de ouro. Foi isso que vimos no mês passado; a mesma coisa parece que vai acontecer de novo. A demanda física vinda da Ásia está descendo como uma avalanche sobre as posições vendidas de ouro, no mercado de papel. Se isso vale para o ouro, o mesmo também é verdade para a prata – só que elevado ao cubo.
Ben Davies continua:
Mesmo usando a emissão de dívida como forma de financiamento nos EUA, o governo não está conseguindo gerar empregos. O mundo inteiro está se afogando em dívida. O crescimento anêmico na oferta de empregos, embora seja um indicador que se manifesta com certo atraso, foi o que mais contribuiu para o aumento da taxa de desemprego nos EUA para 9,8% e para a baixa renda salarial horária. Os EUA não vão conseguir crescer para melhorar a atual relação entre dívida e PIB. A única maneira de crescer o PIB nominal é continuar a desvalorizar o dólar, por meio de uma flexibilização quantitativa e qualitativa em todo o mundo.
Justo quando os investidores acreditavam que os EUA estavam preparados para crescer, o que ajudaria a melhorar os problemas estruturais da zona do euro, vieram os números sobre a criação de empregos nos EUA em novembro, que acabaram com quaisquer expectativas. Não é à toa que os chineses, como já discutimos, já importaram cinco vezes mais ouro em 2010 do que em 2009. Os chineses gostam de comprar ouro quando o preço cai; evitam correr atrás do produto no mercado. Da mesma forma que antes compravam títulos do governo americano, agora estão comprando ouro. Como o porta-voz do PBOC (People’s Bank of China) recentemente sugeriu de forma implícita, vão continuar a se desfazer de seus dólares para investir em ouro – um ativo monetário.
Então, por enquanto, qualquer queda no mercado de ouro e prata físicos vai encontrar obstáculos. Temos um grande interesse aberto nas opções de compra a USD 1.400 no mercado de ouro (papel) da Comex. Talvez a gente veja uma repetição do squeeze nas opções de compra, igual vimos a USD 1.300 no mês passado. Quanto mais valor criarmos acima de USD 1.400, mais provável se torna que o mercado de papel se venda. Podemos começar a ver os níveis de USD 1.600 que discutimos nas edições anteriores aqui no King World News – isso até o final de 2010. Talvez até tenhamos um pouco de exagero e alcancemos USD 1.800. É preciso estar sempre alerta quando os níveis de volatilidade implícita estão tão baixos num mercado otimista (bull market). Existe uma grande incerteza na economia global, bem como uma grande desconfiança em relação ao dinheiro fiduciário subjacente.
Ben Davies, juntamente com James Turk, previu corretamente essa explosão nos preços dos metais preciosos quando a prata ainda estava na faixa de USD 17 a USD 18. O timing foi literalmente perfeito. Davies já emitiu um alerta para os vendidos (shorts) em ouro. 

Meu conselho é, mais uma vez, sentar e apreciar o circo pegando fogo – sempre um caloroso espetáculo.

Eric King
KingWorldNews.com
Para voltar ao blog clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário