sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

S&P 500 vs. Compras de Títulos do Tesouro Americano - Uma Correlação que Até Cego Vê

Submetido por Tyler Durden
Zero Hedge
2 de dezembro de 2010

Postado por Marco Aurélio


Em 2008, quando o Fed anunciou que compras de títulos garantidos por hipotecas (mortgage-backed securities, ou MBS, na sigla em inglês) e de agências governamentais como Fannie Mae e Freddie Mac fariam parte do QE1 (o primeiro pacote de flexibilização monetária, ou quantitative easing), pouca gente se surpreendeu. 

Afinal de contas, era a maneira mais fácil de reduzir as taxas de juros das hipotecas. Essa margem de manobra era considerada um ponto crucial, pelo simples motivo de que se acreditava que o Fed ainda mantinha algum controle sobre o mercado imobiliário – uma hipótese já desmentida, uma vez que o mercado imobiliário está de novo em recessão (começou o double dip).

No entanto, as compras pelo Fed de títulos do tesouro americano pareciam um tanto arbitrárias à época: afinal, por que comprar os ativos com a taxa mais líquida e, mais importante ainda, qual classe de ativos derivativos o Fed deveria focar em suas compras de títulos do governo (UST)?

Pouco antes do anúncio dos pacotes seguintes (QE Lite e QE2), houve rumores persistentes de que o Fed iria atrás de MBS novamente para ajudar o mercado imobiliário (lembrem-se de todas aquelas compras pela Pimco – a maior gestora de títulos de renda fixa do mundo, com USD 1,3 trilhão em carteira – de MBS, usando margem. Claro que só mais tarde se descobriu que Bill Gross, chefão da Pimco, espera forçar sua recompra – put back – pelo Bank of America). 

Para surpresa de muitos, os títulos do tesouro americano (USTs) acabaram revelando-se o ativo preferido do Fed, mais uma vez.

Debate-se agora uma questão interessante: se o Fed tem como alvo o mercado imobiliário, então deveria estar comprando MBS novamente. Mas não. Agora que dois anos de QE (nas versões 1, Lite e 2) já se passaram, podemos finalmente executar algumas análises de correlação para descobrir exatamente qual é a classe de ativos que o Fed vem mirando esse tempo todo. 

O gráfico abaixo apresenta o resultado, muito fácil de entender.


Total de títulos do governo nas mãos do Fed vs. o desempenho do SPY, 
o ETF que segue o S&P 500

Uma idéia: o Fed tem mais USD 800 bilhões do QE2 para gastar em compras de títulos do Tesouro...

... E é claro que o quadro acima exclui o preço do ouro em dólares, o que confirma que, em termos reais, o valor da linha preta declinou no decorrer do mesmo período em que ficou progressivamente mais e mais diluído com mais papel, graças à linha vermelha...

Será que o DJIA e o S&P500, que já estão acima de seus níveis pre-Lehman, voltarão a seu pico de 2007?


Nenhum comentário:

Postar um comentário