quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Em Londres, Evelyn de Rothschild Questiona Viabilidade Política... dos EUA

Por Marco Aurélio

A Bloomberg entrevistou Sir Evelyn de Rothschild em 23/11. Perguntou-lhe sobre a viabilidade do projeto europeu, face aos problemas enfrentados pela periferia da Europa.
Bloomberg: O senhor acredita que o projeto europeu corre risco? Há quem diga que paises como Portugal, Grécia e Espanha talvez tenham que deixar o projeto do euro. O senhor vê essa possibilidade?
Evelyn de Rothschild: Bom, o Reino Unido, assim como a Noruega, não é um membro do euro. A Noruega possui uma grande quantidade de petróleo e oportunidades, vendo a coisa de outro ponto-de-vista. Mas, sabe, as pessoas estão extremamente ansiosas para ver uma queda do euro e da União Européia, e eu acho isso errado. Permita-me dizer algo que pode ser um pouco delicado: você já examinou os problemas dos Estados Unidos? Quantos de seus estados estão quebrados? Califórnia, Michigan? E quanto a uma dissolução dos Estados Unidos?
Como Niall Ferguson demonstra nos dois volumes de "The House of Rothschild" , esta é uma família extraordinariamente unida e influente, fortalecida por laços consaguíneos desde sua incepção como dinastia financeira no início do século XIX. Vem ganhando dinheiro, em grandes quantidades, com momentos de ruptura política, incluindo as guerras napoleônicas, as revoluções pan-européias de 1830 e 1848, e a Primeira Guerra Mundial, durante a qual a Declaração de Balfour, redigida pelo Ministro das Relações Exteriores britânico e endereçada a Walter, segundo Barão de Rothschild, deitou as bases para a criação de Israel trinta anos mais tarde.

Quando um de seus membros mais proeminentes questiona as finanças (e, por extensão, a viabilidade política) dos EUA, prestem atenção. Muita.

Assista à entrevista na Bloomberg aqui, ou clique na imagem abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário