terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bill Bonner: Seres de Outro Planeta Anunciam Pacote de Socorro para o FMI

Bill Bonner,
The Daily Reckoning


Postado por Marco Aurélio

2 de dezembro de 2010

(Mumbai, Índia) O Fed está salvando o mundo inteiro! Mas quem vai salvar o Fed?

Depois que a notícia da salvação global pelo Fed foi publicada ontem, o Dow Jones subiu 249 pontos. O ouro subiu USD 2.

Eis a última da Bloomberg:
As ações decolaram, dando aos principais índices dos EUA seus maiores ganhos em três meses, enquanto o euro e as commodities saltaram e os títulos do Tesouro americano caíram, em meio à melhoria dos dados sobre as economias dos EUA e da China e a perspectiva de um esforço maior para acabar com crise na Europa endividada.

O índice Standard & Poor’s 500 subiu 2,2%, o maior ganho desde 1º. de setembro. O índice MSCI Emerging Markets subiu 2,2%, o maior ganho desde 2 de agosto. O euro recuperou-se, passando dos USD 1,31, enquanto os títulos espanhóis de 10 anos interromperam uma queda de 11 dias. O rendimento de notas de 10 anos do Tesouro americano aumentou 17 pontos-base, para 2,97%, o ponto mais alto de em quatro meses. Petróleo e cobre avançaram mais de 3%. Após o encerramento dos pregões nos EUA, o índice futuro S&P 500 subiu 0,1% às 19:00 em Nova York e as bolsas no Japão também subiram no início do dia.

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, disse ontem que os investidores estão subestimando a determinação das autoridades em deter a crise na região e em fortalecer o euro, antes de uma reunião de amanhã do conselho diretor do BCE.

O Dow Jones Industrial Average subiu 249,76 pontos, ou 2,3%, para 11,255.78. O Dow subiu em dezembro mais do que em qualquer outro mês durante o último século, de acordo com Bespoke Investment Group. O índice de 30 ações subiu 1,3%, em média, nesse mês durante os últimos 100 anos e ganhou 1,5% e 1,7% nos últimos 50 e 20 anos, respectivamente, mostram os dados da Bespoke.

As ações e o euro estenderam seus ganhos depois que a Reuters informou que uma autoridade governamental não-identificada disse que os EUA podem apoiar o ampliamento de um programa de resgate financeiro à Europa, com mais dinheiro do Fundo Monetário Internacional. Os EUA não estão discutindo a possibilidade de mais dinheiro FMI para a Europa, disse um representante de Washington à Bloomberg News.
***

"Puxa ... você viu isso?", perguntou um analista indiano com quem nos reunimos esta manhã. "Agora é sério. Estão ligando as máquinas de imprimir para valer. Estão tentando salvar o mundo inteiro. Eu nunca teria acreditado. Mas faz sentido."

O funcionário dos EUA pode não admiti-lo abertamente, mas os números do Fed mostram que o banco central dos EUA já está resgatando estrangeiros. Os relatórios mostram que 35 bancos estrangeiros aproveitaram as políticas monetárias de dinheiro fácil do Fed. Parece que o Fed está sustentando o setor bancário europeu.

E tampouco seria surpreendente se os EUA também estivessem sustentando o FMI. Não são só os bancos que estão com problemas na Europa. Os governos também estão profundamente endividados. Governos e bancos estão tão entrelaçados que é difícil saber onde a dívida privada termina e a pública começa.

Os americanos vêem a subida do dólar contra o euro e podem sentir um pouco de orgulho patriótico. Mas isso não é bom para os americanos. Se a Europa cair aos pedaços, a crise vai imediatamente bater nos bancos e na economia dos EUA. Ben Bernanke bem que tenta fazer o dólar cair. Um dólar valorizado torna os produtos da Alemanha menos caros e as exportações dos EUA, menos competitivas. Contribui para a ameaça de deflação ... e incentiva um período de contração econômica demorada, ao estilo japonês, estimulando as pessoas a poupar, em vez de gastar.

Além disso, o colapso das economias européias mataria o comércio mundial. Os exportadores teriam que fechar as portas. Os importadores ficariam sem dinheiro. O planeta inteiro ficaria sem sorte. A crise imediatamente varreria o mundo como um gigantesco tsunami ... acabando com os mercados de ações ... e, logo em seguida, afogando quase todas as economias.

Sim, caro leitor ... esse é o lado negativo da globalização ... Um problema regional pode facilmente tornar-se um desastre para o mundo todo.

Então, o que vai acontecer? Ah, queríamos tanto que você não nos fizesse perguntas como essa, caro leitor...

Mas vamos dar um palpite.

A situação na Europa é mais perigosa do que a maioria dos americanos imagina.

Ainda pode entrar em colapso. As autoridades dos EUA, claro, sabem disso. E devem saber também que, se a Europa entrar em colapso, os EUA seguirão pelo mesmo caminho.

Assim, os rumores provavelmente se mostrarão verdadeiros. Os EUA vão garantir o FMI. O FMI vai garantir a Europa. A Europa vai garantir a Irlanda. A Irlanda vai garantir seus bancos. E os bancos vão garantir seus credores.

Enquanto isso, o euro será sustentado pelo dólar, que também dará sustentação à economia americana, os bancos americanos, o governo americano e cerca da metade dos lares na face da Terra ...

Quem tem o tipo de dinheiro necessário para garantir tanta coisa?

Ah ... eis aí o problema ... É esse o elo mais fraco nesta corrente estranha e mágica.

Vejamos: se as dívidas de todo mundo são garantidas por dinheiro fiduciário ... não seria o dinheiro fiduciário castigado por todas essas perdas? Será que as perdas não serão repassadas aos detentores de dólares em todo o mundo?

Sim. Mas ninguém sabe o tamanho das perdas. E ninguém sabe quanto de dinheiro extra para "estímular" a economia será oferecido pelo Fed. E ninguém sabe quando as pessoas vão ficar com medo e fugir do dólar ... do euro ... e de todas as moedas fiduciárias. E ninguém sabe o que resultaria de um pânico do dólar. E ninguém quer descobrir.

Então, qual é a solução? Não vamos perder tempo oferecendo uma solução para as autoridades financeiras mundiais. Não vão nos dar ouvidos.

Mas e quanto a uma solução para você? Você comprou ouro quando sugerimos, caro leitor?

Esperamos que sim.

***

Mais pensamentos ...

O New York Times diz que os astrônomos seriamente subestimaram o número de estrelas no universo. Não conseguiam enxergar as menores. Isso significa que sua última contagem errou por alguns trilhões. Ou talvez por alguns zilhões.

Isso nos sugere que os astrônomos e os analistas da dívida pública federal dos EUA devem estar usando as mesmas metodologias de cálculo. Tanto uns quanto outros erraram por trilhões.

Mas a razão que nos leva a falar disso é para dar esperança aos nossos queridos leitores. Talvez ... circulando ao redor de uma dessas estrelas invisíveis ... a alguns bilhões de anos-luz da terra ... haja um planeta habitável. E, talvez, as pessoas que lá vivem sejam craques com os números ... e com o dinheiro. E talvez também entendam muito de viagens espaciais. E sejam muito generosas.

Talvez apareçam - a qualquer momento - e se ofereçam para socorrer financeiramente toda a Via Láctea ... ou, talvez, todo o universo.


Saudações,

Bill Bonner,
The Daily Reckoning

2 comentários:

  1. O Serviço de Financiamento Le_Meridian foi acima e além de suas necessidades para me ajudar com meu empréstimo, que eu usei para expandir meus negócios de farmácia. Eles eram amigáveis, profissionais e absolutos, para trabalhar. E-mail..lfdsloans@lemeridianfds.com Ou lfdsloans@outlook.com.WhatsApp ... + 19893943740.

    ResponderExcluir
  2. Aqui está o Sr. Benjamin, detalhes de contato do email, lfdsloans@outlook.com. / Ou Whatsapp +1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar abrir caminho como mãe solteira, as coisas não têm sido É fácil comigo, mas com a ajuda do senhor Benjamin, colocar um sorriso no meu rosto enquanto vejo meus negócios se fortalecerem e se expandirem também. para obter ajuda financeira ou passar por dificuldades com os negócios ou desejar iniciar um projeto de negócios, pode cuidar disso e ter a esperança de sair das dificuldades. Obrigado.

    ResponderExcluir