sexta-feira, 19 de novembro de 2010

À Beira de um Novo Começo para o Sistema Financeiro

Christopher Whalen
Co-fundador da Institutional Risk Analytics, empresa de Los Angeles que fornece ferramentas de gestão de risco e serviços de consultoria para auditores, reguladores e profissionais da área financeira.


Postado por Marco Aurélio

Durante os últimos anos, os governos ao redor do mundo têm tentado evitar lidar com o problema do endividamento excessivo, mesmo à medida que as receitas vêm encolhendo e a atividade econômica vem caindo. A estratégia principal dos governos tem sido emprestar tanto a sua nota de crédito (credit rating) quanto fundos para ajudar os bancos e entidades do setor público a disfarçarem o problema, na esperança de que uma onda crescente de atividade econômica levante todos os barcos.

Infelizmente, os esforços do Fed e de outras autoridades monetárias para "reaquecer" os preços dos ativos e aumentar a velocidade do dinheiro fracassaram. A razão é bastante simples – quando os países atingem um certo nível de endividamento, cada aumento marginal na dívida total e / ou na oferta de moeda fiduciária tem um impacto cada vez menor. Nos EUA, por exemplo, a velocidade ou giro no estoque de dinheiro tem caído porque o livre fluxo de crédito e a atividade econômica correlata desapareceram.

O principal resultado da abordagem, adotada pelos líderes das nações do G-20, de adiar a crise tem sido a postergação de uma dia de penitência necessária e a corrosão da qualidade do crédito soberano dos países membros. Primeiro foi a Grécia, depois, a Irlanda e, em seguida, provavelmente será a vez da Espanha de reconhecer terem ficado insolventes devido aos esforços empreendidos para amparar bancos comerciais igualmente falidos.

Mas agora, com os cidadãos de estados soberanos, da Alemanha à Califórnia, rejeitando a ajuda (bailouts) e cortes nos serviços públicos, o dia de julgamento e penitência está chegando para bancos e credores. É aí que reside o caminho que permitirá deixar para trás o desespero e seguir rumo a uma renovação nacional.

Se você considerar que o preço médio de uma casa nos EUA caiu mais de 25% a partir do pico do boom imobiliário, o fato de que nossas maiores instituições financeiras estão insolventes não é grande surpresa. De fato, uma das razões pelas quais tenho sido tão pessimista sobre a situação dos maiores bancos é que algo como a metade de seus bens está vinculada à moradia. Esse montante é ainda maior se forem incluídos os empréstimos vendidos aos investidores.

O Fed vem tentando reverter essa grande queda nos valores dos ativos com uma variedade de artifícios, mas, infelizmente os tribunais (N. do T. - os tribunais americanos estão analisando acusações de fraude contra grandes bancos, relacionadas a imóveis) abrem todos os dias. Mesmo à medida que o Fed usa a flexibilização quantitativa (quantitative easing) para manter, no nível macro, o mercado de ações a um nível artificial, o processo de liquidação e cancelamento de dívida está lentamente minando o capital dos maiores bancos.

De maneira semelhante, conforme escrevi em um artigo anterior da Reuters.com, "a charada do Bernanke é o problema do Obama" – a insolvência financeira faz com que os maiores bancos americanos não se disponham a refinanciar imóveis, acrescentando ainda mais pressão deflacionária e frustrando os esforços do Fed para aumentar a velocidade do dinheiro na economia dos EUA.

No início deste mês, o Ambac Financial Group, uma das prinicpais seguradoras de títulos municipais, foi forçado a declarar falência por causa das exigências de detentores de títulos hipotecários securitizados (residential mortgage backed securities - RMBS). Essas exigências estavam corroendo o capital da Ambac. A resposta do secretário do Tesouro, Timothy Geithner, tem sido tentar encobrir a situação e, mais uma vez, salvar (bail out) os maiores bancos dos EUA e da Europa. Os titulares de RMBS com garantias Ambac poderão nada receber se o secretário Geithner ganhar (ver "Ambac, CDS and Geithner: It’s AIG All Over Again,” The Institutional Risk Analyst, November 16, 2010).

O que deve ser feito, então? A primeira coisa que os americanos precisam fazer é aceitar que os preços dos imóveis, bem como o PIB, a velocidade e outros indicadores, não vão voltar aos níveis pré-crise por muitos anos. Quando aceitarmos essa realidade, então a reestruturação e a recapitalização passarão a ser a escolha óbvia, embora dolorosa. Quando faço apresentações sobre o setor bancário, digo à platéia que a tarefa é como cortar alguns dedos com uma faca de cozinha. A má notícia é que vai doer pra burro. A boa notícia é que os dedos, eventualmente, voltarão a crescer.

A administração Obama precisa mudar de rumo e abraçar a reestruturação e a renovação nacional, em vez da atual política de prolongar e fingir (extend and pretend). Os mesmos fatores que levaram a Ambac à falência estão agindo sobre o Bank of America, Wells Fargo e JP MorganChase, e acabarão por forçar uma reestruturação. Quanto mais cedo o processo for iniciado, mais cedo a economia dos EUA vai se recuperar.

Na verdade, espero que a administração Obama irá, eventualmente, relutantemente, ser forçada a invocar os poderes concedidos pela lei Dodd- Frank e reestruturar os três principais bancos dos EUA. Essa ação vai representar uma perda quase total para os acionistas e uma perda parcial para os credores, mas o resultado final será um banco solvente que é menor, mais rentável e capaz de emprestar novamente.

É importante para os americanos lembrar que a falência e liquidação são passos necessários para a renovação nacional e a estabilidade econômica. Os Fundadores dos Estados Unidos (Jefferson, Madison, Burr, Washington et alii) incorporaram a idéia de falência à Constituição dos EUA justamente por esse motivo. Sabiam que a incerteza prolongada e a ausência de um fecho, quando se trata de insolvência, eram ruins para a sociedade. Assim, mandaram que o Congresso criasse tribunais federais de falência.

Tendo passado por uma reestruturação pessoal, há uma década – o resultado final de cinco anos de litígio civil-, não recomendo de forma leviana que se abrace a reestruturação. Mas a reestruturação e liquidação de dívidas me permitiram reconstruir minha vida. Cada vez que uma família perde uma casa para o arresto (foreclosure), essa tragédia cria uma oportunidade para outra família tentar um novo começo. Quando um banco é reestruturado, os credores perdem dinheiro, mas o banco é, então, capaz de contribuir para o crescimento econômico. E quando uma pessoa declara falência nos os EUA, nossa Constituição prevê o direito de começar de novo.

Ao acelerar o processo de resolução de inadimplência e de reestruturação de empresas viáveis, os tribunais dos EUA levam à frente o processo de renovação nacional, mesmo que nossos políticos ainda não tenham a coragem de liderar. Suspeito que isso também mudará – e muito em breve. Conversa fiada e tergiversação em Washington não poderão evitar o processo de liquidação em andamento na economia real. Breve, a realidade da renovação e de reestruturação ao nível micro será visível ao nível macro também. E isso é uma boa notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário