domingo, 21 de novembro de 2010

Richard Russell - Todas as Moedas Fiduciárias Fracassarão


Postado por Marco Aurélio
 
Richard Russell começou a publicar suas Dow Theory Letters em 1958. Desde então, nunca deixou de publicar uma única edição. Hoje, o Dow Theory Letters é o boletim financeiro mais antigo do mundo.

Com o preço do ouro perto do seu pico histórico, o grande Richard Russell, santo-padroeiro dos escritores de boletins financeiros, declarou em sua mais recente análise que: 
"É óbvio que o Bernanke, com a ajuda do QE2 (flexibilização monetária 2, ou quantitative easing 2), quer jogar as taxas de juros de longo prazo para baixo e, ao mesmo tempo, empurrar os preços dos ativos (em especial das ações e imóveis) para cima. Devido ao tamanho gigantesco da nova onda de criação de dinheiro pelo Bernanke, alguns analistas estão chamando o QE2 de 'um jogo totalmente novo'."
Russell continua:
Nos próximos oito meses, o Fed vai comprar USD 600 bilhões em títulos do Tesouro dos EUA. Mas não é só isso. O Fed também vai comprar até USD 300 bilhões de dívida de agências (como Fannie Mae e Freddie Mac) que vão vencer. Isso significa que cerca de USD 900 bilhões de dinheiro novo será inserido no sistema. É tudo dinheiro novo, criado por computadores do nada.

Então, a pergunta é: será que o Bernanke (em face das críticas internacionais) vai recuar em sua estratégia de derrotar as forças da deflação por meio da impressão de dinheiro?

Minha resposta imediata a esta pergunta é que Bernanke NÃO vai recuar. Bernanke é um keynesiano verdadeiro, sincero, e já pediu desculpas (falando pelo Fed) por ter deixado a oferta de dinheiro diminuir durante a Grande Depressão da década de 1930.

Recuar agora significaria, na verdade, uma admissão por parte do Bernanke de que toda a sua estratégia de flexibilização quantitativa (QE) foi equivocada. Recuar agora significaria, para o Bernanke, capitular às forças da deflação. Não consigo conceber tal coisa. Acho que o Bernanke deixaria a presidência do Fed antes de se submeter à disciplina dos princípios econômicos austríacos.

A segunda questão que me preocupa é se as moedas fiduciárias, e me refiro a todas, vão sobreviver. Como meus assinantes sabem, acredito que as moedas criadas por decreto do governo são uma fraude, e que são tanto ilógicas quanto imorais. Creio que, em última instância, o papel-moeda, em todas as suas formas, está fadado ao insucesso. Todo sistema de moeda fiduciária da história fracassou, e não será diferente com as moedas de hoje."

Para assinar a Dow Theory Letters de Richard Russell, CLIQUE AQUI.

Richard Russell está certo – no final, todo dinheiro fiduciário fracassa.

Eric King


Nenhum comentário:

Postar um comentário