sábado, 27 de novembro de 2010

Campanha "Buy Silver" de Max Keiser pode Derrubar JP Morgan

Kevin McElroy 
Seeking Alpha

Postado por Marco Aurélio


Nos últimos anos, tenho comprado prata. Podem acreditar quando falo que nunca imaginei que isso me tornaria parte de um movimento político ou social. Compro prata por razões práticas - para proteger uma parte do meu patrimônio no caso de uma crise cambial.

Mas agora, neste exato momento, há um grupo de pessoas promovendo a compra da prata, com a finalidade de quebrar o banco JP Morgan. Um agitador especialmente eloquente é o analista financeiro Max Keiser. Dizem que foi ele quem deu a partida nesse movimento. Para falar a verdade, acho que Max está 100% certo em sua análise. Só não sei se o seu plano vai funcionar.

Um resumo rápido: há anos - talvez décadas - um grupo de bancos vêm, alega-se, manipulando o mercado de prata para fins próprios. Não duvido da acusação. A Commodity Futures Exchange Commission dos EUA está atualmente investigando a suposta manipulação do JP Morgan.

Em 26 de outubro, Bart Chilton, Comissário do CFTC, disse,
Acredito que houve várias tentativas de influenciar os preços nos mercados de prata ... Houve esforços fraudulentos para influenciar e controlar, de forma malévola, o preço da prata. Com base no que me foi relatado por membros do público, e com base na revisão de documentos disponíveis ao público, acredito que aconteceram violações à Lei da Bolsa de Mercadorias (Commodity Exchange Act) nos mercados de prata e que qualquer violação dessa lei deve ser processada.
Para que não me acusem de qualquer ambiguidade: ainda aconselho as pessoas a comprar prata física (e ouro também) - mas tenho minhas dúvidas de que fazê-lo levará a JP Morgan à falência. Por que? Pelo mesmo motivo que não ficaria surpreso de ouvir sobre outro pacote de ajuda do governo federal para a indústria automobilística, ou para bancos, o setor de hipotecas, o transporte ferroviário, e instituições nas esferas federal, estadual e municipal.

Por motivos incrivelmente estúpidos e completamente míopes, o governo federal atribuiu-se o mandato suicida de não deixar nenhuma grande instituição americana quebrar. O governo federal comunga publicamente da idéia de fazê-lo colocaria em ação uma cadeia de dominós, caindo um após o outro, levando à quebra dessas grandes instituições. Ou acham que permitir a quebra dessas instituições causaria uma espécie de fim-do-mundo ... Ou talvez estejam simplesmente usando qualquer crise como pretexto para assumir o controle temporário (ou talvez permanente), para evitar o fracasso dessas organizações.

Será que o secretário do Tesouro dos EUA, Tim Geithner, vai permitir que seus companheiros de banco lá no JP Morgan se dêem mal caso essa campanha de compra de prata dê certo? Isso me surpreenderia. Neste momento, o Tesouro dos EUA e os interesses do JP Morgan estão interligados. O Tesouro dos EUA precisa de bancos como JP Morgan para executar seu jogo de esconde-esconde com os trilhões de novas emissões do Tesouro a cada ano. O JP Morgan fica mais do que feliz em fazer parte desse jogo; em contrapartida, todo o sistema bancário é garantido pelo Tesouro americano.

Além disso, o Geithner provavelmente não é um grande fã dos metais preciosos. Quando a prata e o ouro batem novos recordes denominados em dólares, esse acontecimento é visto no mundo inteiro como um sinal de fraqueza do dólar. Isso torna o trabalho do Geithner muito mais difícil. Assim, o fato de que o JP Morgan esteja supostamente manipulando a prata para jogar o preço para baixo coloca o banco nas boas graças de Geithner. Acho que, no caso de uma quebra, ele ajudaria o banco intercedendo junto ao CFTC, a SEC e o Congresso – se preciso, com outro pacote de ajuda (bailout). Talvez até mude as regras para beneficiar os vendedores de prata a descoberto, mesmo que prejudique as posições compradas.

Há inúmeros caminhos perversos que o governo federal poderia seguir numa intervenção para diminuir o prejuízo do JP Morgan. Infelizmente, não tenho uma mente perversa. Não me levem a mal, acho que é muito nobre querer ensinar uma lição ao JP Morgan. Faz da compra de prata um proposta ganhadora. Mesmo que o movimento do Max Keiser não quebre a JP Morgan, vai trazer à luz do dia muitos dos problemas sórdidos inerentes ao nosso sistema financeiro.

Pode até dar a partida para que o colapso do dólar acelere. Então, resumindo, acho a campanha uma coisa boa. Só não imagino que o governo federal americano vá deixar o JP Morgan quebrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário