segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Resumo Diário do Chris Martenson - 22/11/10


Postado por Marco Aurélio 

* A verdade sobre a flexibilização quantitativa (QE).
* A escassez generalizada de prata em barras.
* Falta de contratação deve conter a economia dos EUA em 2011.
* Preço do petróleo permace inalterado após Irlanda aceitar pacote de "socorro".

Economia

A verdade sobre a flexibilização quantitativa.

Os governos têm "fabricado" dinheiro desde a invenção da moeda. Desde 1950, a quantidade de dinheiro em circulação tem dobrado a cada 15 anos, correspondendo a uma taxa anual de 5,7%. A desculpa tem sido sempre que era preciso ter mais dinheiro para acomodar o crescimento e a inflação. No entanto, o que essa criação de dinheiro fez foi dotar o Estado de uma fonte regular de dinheiro, ano após ano. A primeira organização que usa qualquer dinheiro novo é sempre o Estado. Depois que ele passa a circular, volta para o Tesouro por meio do sistema fiscal. Ter a capacidade de criar mais 5,7% do estoque de dinheiro a cada ano é um benefício e tanto para o Governo.

A escassez generalizada de prata em barras.

A partir de hoje já não se encontram mais lotes de moedas e barras de prata para entrega imediata, nos pesos de 1 a 100 onças. Quantidades pequenas de algum tipo de prata ainda podem ser encontradas, mas a maioria dos atacadistas estão prometendo agora entrega para duas a quatro semanas, para que as moedas e barras possam ser produzidas. Como resultado da escassez, o ágio já começou a subir. Até agora, os aumentos têm sido pequenos, da ordem de 0,5% a 2%. No entanto, se a escassez aumentar, devemos ver ágios maiores nas próximas semanas. Pode ser que vejamos uma repetição do final de 2008, quando a procura por ouro e prata foi frenética, com períodos de espera para entrega de um a quatro meses após o pagamento.


Falta de contratação deve frear economia dos EUA em 2011.

O produto interno bruto aumentará 2,6% no próximo ano, após crescer 2,7% em 2010, de acordo com a mediana das previsões de 51 economistas consultados pela National Association for Business Economics, de 21 outubro a 4 novembro. "O crescimento deve ser moderado", afirmou num comunicado Richard Wobbekind, presidente do grupo e vice-reitor da Leeds School of Business da Universidade de Colorado-Boulder. "Especialistas continuam preocupados com elevados níveis de dívida pública federal, uma continuação do desemprego a um nível elevado, o aumento da regulamentação da economia pelo governo e a subida nos preços das commodities."

Energia

O preço do petróleo permanece inalterado após a Irlanda aceitar pacote de socorro.

Os preços futuros do petróleo permaneceram inalterados nesta segunda-feira, perdendo um pouco da valorização anterior à medida que o dólar se fortalecia após a decisão da Irlanda de aceitar o pacote de ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional. Petróleo para entrega em janeiro baixou USD 0,02, para USD 81,96 dólares, na Nymex. Preços futuros para petróleo do tipo Brent na ICE subiram USD 0,29, ou 0,3%, para USD 84,63 dólares o barril. Durante o fim-de-semana, a Irlanda solicitou um pacote de ajuda da UE e do FMI, pondo fim a dúvidas sobre se o país endividado aceitaria ajuda. A notícia serviu inicialmente para amparar os mercados de forma geral, incluindo o euro. Mas o euro caiu no pregão na parte da manhã, elevando a cotação do dólar. Um dólar mais forte normalmente pesa sobre os preços do petróleo, à medida que a commodity, denominada em dólares, fica mais cara em outras moedas. O euro havia caído de de 1,3673 para USD 1,3642 recentemente, e o ICE Dollar Index, que indexa o dólar contra uma cesta de moedas, estava mais alto.
 
Sugestões para o resumo diário podem ser enviadas para dd@chrismartenson.com. Todas as sugestões são filtradas pela equipe Daily Digest, que dá preferência àquelas que estão em alinhamento com a mensagem do “Crash Course” dos "3 Es": Ambiente (environment), energia e economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário