terça-feira, 16 de novembro de 2010

Entrevista com James Turk sobre a Situação do Mercado de Prata


Postado por Marco Aurélio

James Turk é o fundador e presidente de GoldMoney.com. Ele é o co-autor de O Colapso do Dólar e editor do Free Gold Money Report.

Entrevistador (Eric King): Com o ouro e a prata em queda, King World News entrevistou James Turk, que está na Espanha. Quando perguntado sobre a prata especificamente, James disse:

James: Eles (os vendidos) não estão mudando a situação de pouca oferta da prata física, forçando o mercado de papel para baixo. Aliás, o mercado de prata está ficando mais e mais apertado, com menos e menos prata física disponível. É por isso que fico perplexo, sem entender o motivo pelo qual estão tentando levar esse mercado para baixo. Se eles quiserem atingir o mercado de prata físico, vão ter que levar o preço para cima (para que menos pessoas comprem contratos futuros de prata), e não para baixo.

Turk continua:

"Nunca vi um mercado de prata tão apertado. E olha que venho falando sobre isso faz alguns meses. Mas agora está num ponto extremo."

King World News: James, isso seria como os kamikazes, que se lançavam contra porta-aviões no final da Segunda Guerra?

James Turk: É exatamente isso. Não há outra resposta lógica. O que estamos vendo agora é exatamente o que meu contato em Londres disse que aconteceria. Os asiáticos estão comprando agressivamente. É bom saber, antes da hora, o que vai acontecer, graças ao meu contato em Londres.

Talvez o que estejamos vendo aqui são seja os vendidos (shorts) tentando ganhar um pouco no mercado de papel ao desalojar os comprados (longs) fracos. A liquidez está em seu ponto mais baixo da semana na noite de sexta-feira.

Tudo indica que vai haver um enorme efeito bumerangue, e todo mundo que está suando no mercado físico vai se tornar ainda mais agressivo, tentando encontrar e comprar metal físico com esses preços baixos.

Assim, os vendidos que estão vendendo aqui estão brincando com fogo, porque se eles forem obrigados a entregar fisicamente, vão ter que suar bastante para encontrar o metal físico.

Quanto ao ouro, a coisa importante a lembrar é que ainda estamos em tendência de alta. A média móvel de 21 dias não foi rompida e o ouro está parando na descida num ponto- chave de suporte nos USD 1.360. A mesma coisa vale para a prata; a média móvel de 21 dias é USD 25 – por isso ainda está acima de um suporte significativo.

King World News: Bem, eis aí o pensamento de James Turk, que tem contatos quentíssimos no mercado físico – o qual continua extremamente apertado.


Eric King

Nenhum comentário:

Postar um comentário