quarta-feira, 24 de novembro de 2010

James Turk - O Ouro Está Divergindo do Dólar

Eric King entrevista James Turk, fundador e presidente de GoldMoney.com. Turk também é co-autor de O Colapso do Dólar e editor do Free Gold Money Report.

Postado por Marco Aurélio

23 de novembro de 2010

Com o ouro e a prata consolidando os ganhos recentes, King World News entrevistou James Turk, que opera em Londres. Quando lhe perguntei sobre os movimentos nos mercados de ouro e prata, Turk disse: 
Acho que o importante hoje é que o ouro foi pressionado para baixo, para acima de suas médias móveis de curto prazo. Isso deve incrementar a compra pelo mercado. Fiquei muito impressionado hoje com o fato de que o ouro permaneceu forte, apesar do dólar ter subido um ponto inteiro. Jim Sinclair tem levantado essa questão e parece que acertou em cheio quanto ao movimento do dólar estar divergindo do movimento do ouro.
Turk continua:
O grande choque aqui em Londres é o resgate (bailout) da Irlanda. Poucos esperavam por isso e, quando o pacote foi anunciado, o tamanho do resgate foi um segundo choque. As implicações são que todo mundo está começando a olhar para Portugal e Espanha. Portugal é um jogador pequeno – por isso, seu impacto será limitado. A Espanha, por outro lado, é uma economia grande, maior do que a Irlanda, Portugal e Grécia combinados.
Então a coisa mais interessante a perceber é que, quando a ajuda para a Irlanda estiver concluída e um pacote de socorro para Portugal estiver finalizado, mais de 50% do fundo de estabilização de 750 bilhões de euros terão sido usados nesses países periféricos. A questão torna-se, portanto, a disponibilidade de fundos para a Espanha. E não podemos nos esquecer da Itália, que tem uma economia tão grande quanto a da Espanha.

No geral, os problemas na Europa ainda têm um longo caminho a percorrer. Podemos esperar que mais investidores procurem por alternativas mais seguras. Este será mais um catalisador que deverá impulsionar o ouro e a prata a níveis muito mais altos.

A prata parece ter parado para recuperar o fôlego hoje, e a razão ouro / prata tornou a subir, testando a resistência aos 50. Ela pode ficar meio parada por mais um dia ou dois, mas podemos esperar que 48,5 seja ultrapassado em breve, a caminho de 40 a 42. Estou olhando com bastante atenção para o nível de 48,5 – quando esse nível for rompido, provavelmente será porque a prata está batendo um novo recorde acima dos USD 29,30.

O importante aqui é que o ouro subiu hoje de forma significativa. Na minha visão, essa força é uma indicação de que ambos os metais estão prontos para disparar. Quero que as pessoas se concentrem no fato de que, por mais que o mercado tenha sido bom para quem entrou em ouro e prata, ainda existe muito potencial para subir.
Como sempre, é importante simplificar as coisas e continuar a acumular ouro e prata nas quedas. Quando você tem compras mensais programadas, não se preocupe com o preço ou o com o timing do mercado.
Eric King
KingWorldNews.com

Para voltar ao blog clique aqui.

Um comentário:

  1. Estou impressionado.
    A Bolsa de Valores de São Paulo é a única que vende ouro físico, não papéis.
    O preço do grama do ouro variava de 2 a 3 reais em comparação com a Bolsa de NY, mas do início de novembro para cá a diferença somente aumentou. Hoje está BRL 76,04 o grama em NY (http://www.kitco.com/market/brl_charts.html)
    e BRL 87,51 em São Paulo (http://www.bmfbovespa.com.br/home.aspx?idioma=pt-br).
    Que está acontecendo?

    ResponderExcluir